
-
Arquitetos: IDIN Architects
- Área: 240 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:DOF Sky | Ground

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa M é uma residência privada construída no antigo jardim frontal da casa anterior da cliente, onde ela morava com a mãe. No local, existem diversas árvores grandes plantadas há muito tempo pelo pai da cliente para a mãe, o que motivou o desejo da cliente de preservá-las como lembranças. Isso acabou resultando em uma área construída ainda mais reduzida. O arquiteto iniciou o projeto a partir dos espaços remanescentes entre as árvores, utilizando esses “espaços negativos” para formar a casa, com a intenção de transformar cada árvore existente em um ponto de vista para as diferentes funções da residência. O resultado é uma planta única, onde a arquitetura se curva e desvia das árvores para criar vistas específicas em cada ambiente.

A nova casa está conectada à antiga por um terraço, que se liga ao primeiro andar, onde se localizam a sala de estar, a sala de jantar, a despensa e um lavabo. O segundo andar abriga o quarto principal, o quarto de hóspedes e o escritório doméstico, todos conectados ao hall central da escada para minimizar a área de circulação. Cada função foi posicionada nos cantos entre as árvores, enquanto o espaço central foi deixado em pé-direito duplo na sala principal, criando uma conexão visual entre o primeiro e o segundo andar.

Outro requisito importante da cliente era que a casa fosse privada e discreta em relação ao exterior. Por isso, o arquiteto manteve a estrutura de entrada do antigo estacionamento para bloquear a vista da rua principal e definiu a altura do edifício em nível com as árvores existentes, escondendo toda a casa atrás do dossel das copas.


Como a área disponível para construção é bastante limitada, a piscina foi posicionada no terraço, criando um espaço aberto para lazer rodeado pelas copas das árvores. A piscina no topo também recebe sol pleno durante todo o dia, evitando que a água fique fria durante o uso, e, simultaneamente, seu volume de água funciona como uma barreira térmica, ajudando a resfriar os quartos do segundo andar.

Do exterior, a fachada parece composta por planos verticais inclinados, montados para preservar a privacidade e esconder a casa dos transeuntes. As aberturas são posicionadas estrategicamente para destacar a vista de cada árvore existente de acordo com a função de cada ambiente. As extremidades superiores dos planos verticais se projetam acima da laje do telhado, funcionando também como guarda-corpos do terraço. Os planos recebem pintura branca texturizada com linhas em relevo que criam uma aparência distinta; o tom branco contrasta com a madeira do interior, resultando em um ambiente interno acolhedor e confortável.

Em resumo, a Casa M é uma residência compacta escondida entre as árvores, capaz de oferecer espaços de qualidade com vistas para a vegetação ao redor, terraços generosos e uma piscina, apesar da área limitada para construção.




























